Seja bem vindo e esteja bem informado!

*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Dúvidas, acesse o site da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (Apijor): http://www.autor.org.br/ ***

as

31 maio, 2010

Procura por curso de jornalismo cai em faculdades

Relação candidato/vaga diminui nas públicas; possível causa é o fim do diploma obrigatório

 
Conforme informações do site R7 a procura por curso de jornalismo caiu em faculdades e universidades do país, como as paulistas USP e Unesp e UFPR, do Paraná, sendo que outras estão na expectativa devido as inscrições para o vestibular ainda estarem abertas. Este é o caso de faculdades como PUC-SP, Cásper Líbero e Mackenzie. Um dos motivos para a queda no índice de vestibulandos de Jornalismo seria o fim da obrigatoriedade do diploma.

José Coelho Sobrinho, professor do curso de jornalismo da USP acredita que uma das causas é a decisão do Supremo Tribunal Federal de abolir o diploma como obrigação para exercer a profissão:

 
- O jornalismo esteve na berlinda este ano. [O fim do diploma] Pode ter feito algumas pessoas pensarem: “Por que eu vou fazer este curso?”.

Só na USP a queda pela procura do curso foi de 12% de 2009 para 2010. Na UNESP a queda foi de 10% e na Federal do Paraná, 20%.

A notícia veiculada pelo portal R7 não é nenhuma novidade. Ao abolir o diploma o STF bateu o martelo contra a educação no país, mais do que contra a qualidade e credibilidade da informação.

Mas, em um país capitalista de terceiro mundo, com alto índice de pobreza e analfabetismo, onde o presidente semi-analfabeto prefere queimar milhões de exemplares de livros didáticos e reformar a língua pátria ao invés de investir na Educação, tudo é provável.



Nenhum comentário:

PERFIS FALSOS NO ORKUT ACABAM EM CADEIA!