Seja bem vindo e esteja bem informado!

*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Dúvidas, acesse o site da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (Apijor): http://www.autor.org.br/ ***

as

07 abril, 2010

Dia do Jornalista em frases

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." (Cláudio Abramo)


"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." (Alberto Dines)


"Não vamos esmorecer na nossa crença de que jornalismo é algo que se faz com espírito crítico, fiscalizando o poder." (Mino Carta)


"A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines)


"A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro." (Noam Chomsky)


"Por mais que essa frase possa parecer um chavão, a imprensa é a sentinela da democracia." (Jô Soares)


"O problema dos jornais do primeiro escalão é que quase todos estão hoje nas mãos de homens que vêem o jornalismo como uma espécie de linha auxiliar para empreitadas maiores e mais lucrativas como um meio conveniente de enrolar e anestesiar um público que, de outra forma, se voltaria contra eles." (H.L. Menck)


"Não tem que agradar ao dono, ao político, a nós mesmos. Tem que agradar ao público." (Ricardo Kotscho)


"O jornalista é um servidor público, não um político." (James Linde)


"Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." (Millôr Fernandes)




"O Patrão do jornalista é o leitor." (Natalino Norberto)


"Os repórteres se dividem em três categorias: o repórter, que escreve o que viu; o repórter interpretativo, que escreve o que viu e o que ele acha que isso significa; e o repórter especialista, que escreve a respeito do significado do que ele não viu." (Abbott Joseph Liebling)


"Antigamente, quando você chegava com uma novidade a um diretor de jornal, ele piscava os olhinhos, esfregava as mãos e dizia entusiasmado: ‘Ótimo, ótimo, vamos publicar já! Ninguém está falando nisso!’ Mas hoje, quando se chega a um diretor de jornal com uma novidade, ele faz um muxoxo de desprezo e diz: ‘Isso não vamos dar. Não interessa. Ninguém está falando nisso’." (Régis Debray)


"Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza." (Ricardo Noblat)


O Jornalismo perdeu sua essência na grande maioria dos casos e, principalmente, na grande mídia nacional brasileira. Esqueceu que o "cliente" é o leitor, não o anunciante. Esqueceu que é o cão-de-guarda e o cão-guia da sociedade. Esqueceu que é o sentinela da democracia. Esqueceu que o dever do Jornalismo é educar o povo, instruir o povo, incentivar a prática da cidadania, contribuindo assim com o fortalecimento da democracia. Eu não acredito no Jornalismo. Acredito em alguns Jornalistas, de fato e de direito, que lutam diariamente por uma sociedade mais igualitária, mais justa. Que ganham miseravelmente pouco por 24 horas diárias e mal têm tempo para a família, os amigos, para si próprio e ainda são são apaixonados pelo que fazem e têm orgulho de dizer "Sou Jornalista", DIPLOMADO, CLARO!!!

Tatiana Vasco.

3 comentários:

Juliana Pires disse...

Feliz Dia dos Jornalistas, esses profissionais que trazem toda a informação que a sociedade tem hoje.

Beijos

ruicarvalho disse...

em Portugal está a ficar subserviente do poder politico..........e das agências de informação.
jornalismo de investigação já era....... há cada vez menos....todos precisam do emprego.... tem medo de falarem

Shana Castro disse...

Adorei seu Blog!!! Muito bom!!!

Visite o meu http://shana-castro.blogspot.com/2011/11/contradicao.html

PERFIS FALSOS NO ORKUT ACABAM EM CADEIA!