Seja bem vindo e esteja bem informado!

*** Todas as postagens e fotos deste blog podem ser reproduzidas desde que sejam atribuídas autoria e fonte, conforme Lei Federal de Direitos Autorais nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Dúvidas, acesse o site da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (Apijor): http://www.autor.org.br/ ***

as

06 novembro, 2009

Escritora triunfense recebe homenagem na Feira do Livro

Por Tatiana Vasco




A escritora triunfense Elma Sant’Ana esteve em Triunfo na tarde da quinta-feira, dia 05, visitando a XXIII Feira do Livro, onde recebeu diversas homenagens. O admirador e estudioso da história triunfense, Armando Petronius de Freitas, conhecido pelo apelido de Totoca, homenageou a escritora, da qual se diz fã numero um, com a poesia “Ao pé do butiazeiro da Piedade”, de autoria de D’ávila Flores. O poeta e declamador Tabajara Carvalho também prestou sua homenagem declamando o poema de sua autoria intitulado “Elma, triunfense, Sant’Ana”.



Outras entidades se fizeram presentes prestando suas homenagens como o Piquete Herança de Anita, de Triunfo; o Insituto Anitas, de São Jerônimo; o grupo de Escoteiros Chama Farroupilha, de Triunfo; o grupo de danças do CTG Querência Farroupilha, dirigido por Volnei Teixeira; a diretora da Biblioteca Pública de Triunfo, Sandra Essvein; a Secretária de Turismo e Cultura, Silvia Helena Volkweis; a empresária Ângela Kober e o primo da escritora, José Sant’Ana, entre outros.

Autora de 27 livros, sua obra mais recente é “A mulher na Guerra dos Farrapos”, em homenagem aos 160 anos da morte de Anita Garibaldi. Casada com o jornalista dinamarquês Peter Damborg, Elma vive entre Porto Alegre, Dinamarca e Groenlândia. É geógrafa e pós-graduada em Ecologia Humana e Folclore. Nos países acima citados, além de vários outros, tem apresentado estudos sobre a cultura gaúcha e brasileira.

Patrona da Semana Farroupilha deste ano, em Porto Alegre, a escritora recebeu no dia 16 de setembro, na sessão solene da Assembléia Legislativa, comemorativa à Revolução Farroupilha, a medalha 52ª Legislatura, por iniciativa do deputado Appio, em homenagem ao seu trabalho no resgate da vida da família Garibaldi: Giuseppe, Anita e Menotti. No dia 18 de setembro, a governadora Yeda Crusius entregou à escritora o Troféu RS Mulher Farroupilha, que tem o objetivo de valorizar as mulheres que desenvolvem trabalhos culturais na música, no folclore e nas artes dentro do tradicionalismo e nativismo, junto à sociedade gaúcha.

Emocionada a escritora agradeceu as homenagens e o carinho e se disse muito feliz em retornar à sua terra natal.

Nenhum comentário:

PERFIS FALSOS NO ORKUT ACABAM EM CADEIA!